CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado

QUEM SOMOS?

Somos uma instituição pública municipal,  mantida pela  Secretaria  Municipal da Educação e Cultura,  com o objetivo de proporcionar o atendimento multidisciplinar para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

METODOLOGIA

Para que possamos desenvolver todo o trabalho no CAEE,  exploramos os recursos existentes nos espaços de atendimento, valorizando o aspecto lúdico da criança, pois a brincadeira já está presente no universo infantil, sendo um ótimo caminho para que possamos atingir nossos objetivos.

Exploramos também os recursos tecnológicos do Centro, pois existem diferentes softwares que auxiliam a diminuir as barreiras das pessoas com necessidades educacionais especiais, facilitando e auxiliando sua aprendizagem. Além disso, vale destacar que o atendimento é ofertado no contra turno escolar, de acordo com a política de educação especial, de forma que complementem e suplementem as atividades escolares.

No primeiro momento, os pais dos alunos são entrevistados pela Equipe Multidisciplinar, Professores e Coordenação, a fim de conhecer melhor os alunos e seu entorno, podendo assim elaborar melhores estratégias e recursos pedagógicos, traçando metas e objetivos para os atendimentos.

A Equipe Pedagógica e Multidisciplinar do nosso Centro tem o grande desafio: estar sempre se atualizando e buscando atingir os objetivos educacionais, sem esquecer-se de estar atentos aos interesses dos alunos. Quando conseguirmos cumprir este desafio, atendendo e recebendo a todos os alunos que necessitam, oferecendo a todos os mesmos direitos educacionais, contribuindo para a efetiva inclusão desses alunos nas escolas regulares, poderemos, sim, dizer que cumprimos nosso papel e nossa missão.

Partindo daí, os alunos começam a ser atendidos no contra turno da escola regular, enfatizando a importância da frequência à sala de aula comum. Os atendimentos acontecem respeitando as individualidades e buscando atingir as metas traçadas no Plano de Desenvolvimento Individual – PDI para cada aluno.

Este atendimento é individual, quando necessário, ou em pequenos grupos, de até três alunos, dependendo da necessidade. Também são previstas reuniões de feedback, conforme as orientações da Equipe Multidisciplinar e Pedagógica, para os familiares e professores da escola regular, apresentando os trabalhos realizados na sala e discutindo o desempenho de cada aluno atendido, destacando a evolução individual em sala de aula, na escola, e em casa.

Visitas as salas de aula da escola regular também são previstas ao longo do ano, para que se possa acompanhar de perto o rendimento destes alunos no grupo, buscando, junto com o  professor  de  sala  de  aula,  traçar   estratégias              que venham

superar as dificuldades individuais destes alunos e valorizar suas potencialidades.

Os trabalhos dos alunos também serão sempre expostos no Centro, em murais, stands, assim como em fotografias, valorizando o que cada aluno é capaz de fazer. Estes trabalhos poderão ser vistos pelos familiares, pelos profissionais da educação, pela comunidade e pelos próprios alunos. Constantemente trabalhamos a identidade de nossos alunos, buscando a elevação da auto-estima, a progressiva autonomia, a criticidade, a criatividade, o poder de iniciativa e a cidadania.

Desta forma, conseguimos, em 2014, expandir os atendimentos a todas as escolas da rede municipal. Aos poucos, estamos mudando nosso comportamento em relação aos atendimentos, passando a dar maior ênfase às reais necessidades desse alunado com aulas de Linguagem, Matemática, Oficina de Arte, Atendimentos Psicopedagógico, Fonoaudiológico e psicológico. Contamos também com a parceria da Escola de Música Carla Padilha, proporcionando para alguns alunos o trabalho com instrumentos musicais.

Criação e Diagramação: Geraldo Oliveira                 Contato: (32)  98508-8386