Busca Ativa Escolar
Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez a adesão no início de 2018, onde o Gestor Político é a Secretária de Educação Tania Silvestre e Geraldo Oliveira é o Coordenador Operacional do município. E a partir do segundo semestre já estamos colhendo resultados positivos. Com o apoio e o engajamento da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e CREAS, estamos detectando casos de alunos que estão fora da escola por diversos motivos, e as devidas providências já estão sendo tomadas mediante cada caso apontado.
Existem hoje 2.802.259 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola no Brasil - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Espera Feliz de acordo com os dados do IBGE/2010, havia no município 553 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola. O objetivo da Busca Ativa Escolar é trazer de volta para a escola estas crianças e adolescentes que evadiram por algum motivo.

GUIAS E MANUAIS
Busca Ativa Escolar - BAIXAR.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está iniciando a
no município de Espera Feliz - MG.
TODOS PELA EDUCAÇÃO - Juntos podemos mudar o BRASIL.
Manual do Agente Comunitário - BAIXAR.
Manual dos Administradores - BAIXAR.
Manual do Sistema - BAIXAR.
Manual do Técnico Verificador - BAIXAR.
