Conheça um pouco sobre a vida de Mônica Pimentel?

Nascida em Carangola-MG em 26 de junho de 1976. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou diversos trabalhos na área da cultura, como: Teatro(interpretação e direção), Contadora de Histórias, Doutora Alegria. "A professora e escritora mineira, Mônica Pimentel, teve a sensibilidade de olhar para a situação que sempre está presente na infância de quem tem cabelos cacheados e crespos, a rejeição dos cabelos por achar feio e escreveu este livro. A ideia surgiu após a autora perceber que uma de suas alunas tinha dificuldades em aceitar os cabelos crespos/cacheados e, com isso, sentia-se inferior as outras crianças, Mônica criou  uma história para ajudar no processo de aceitação das  características físicas das crianças negras".

Projeto “Alma Literária” - Livro “Maju Não Vai À Festa”

Projeto “Alma Literária” - Livro “Maju Não Vai À Festa”

O Projeto “Alma Literária”, nasceu em 2015/2016 na Cidade de Espera Feliz, elaborado pela Escritora/Professora, Mônica Pimentel, da Rede Municipal de Ensino, Supervisionado por Arthur Ribeiro e Pesquisado/Aplicado no CMEI “Os Pequeninos do Futuro”, sob a Coordenação de Elizama Teixeira de Assis. Justificou-se pela necessidade de oferecer às crianças e educadores, uma “Literatura” direcionada e de qualidade que fosse ao encontro das necessidades contemporâneas e permanentes em determinados momentos da infância, além da “Contação de Histórias”, nessa área da educação (EI) pelos docentes.

Foram e são detectados nos alunos de determinada turma, conflitos interiores expressados em dinâmicas apropriadas para suas faixas-etárias. Após a constatação, foram e são elaborados textos/histórias que vão ao encontro das necessidades dos mesmos.

Projeto “Alma Literária” - Livro “Maju Não Vai À Festa”

Por meio da “Contação de Histórias” as crianças vivenciam um processo conhecido por “Catarse”. O termo provém do Grego “Kártharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como: medo, opressão, entre outros. Essa Libertação pode acontecer por meio da Literatura.

Assim nasceram algumas Histórias, contadas ao longo dos dias/anos nas turmas pertencentes à Professora citada acima. Tais Histórias se tornaram e se tornarão livros. O primeiro deles “Maju Não Vai À Festa” foi publicado em 2016 na Cidade de Espera Feliz e Carangola. O segundo “A Lua de Eloá” em ambas as cidades no ano de 2018. Ainda esperam por publicação: “Frido”, “Nuru”, “Os Olhos de Marina” (nomes sujeitos a mudanças). Os temas abordados são: Inclusão, Autoestima, Autismo, Princesas Negras, Síndrome de Donw. Particularmente, antes de ser livro, “Maju Não Vai À festa” foi uma História criada para auxiliar uma aluna que não se sentia a vontade para soltar os cabelos cacheados. Após uma Contação  em  Sala de  Aula, a  mesma foi  levada ao

banho (comum em creches), teve os cabelos lavados, desembaraçados (não que isso não fosse feito em casa, mas é comum no ambiente escolar) e os cachos modelados. Sentiu-se valorizada, gostou do resultado e passou o período restante do ano, com os mesmo soltos.

Em 2017 o PDF do Livro, “Maju Não Vai À Festa”, foi liberado em diversos grupos de Educação, ganhando conhecimento e trabalhos realizados no Brasil inteiro. Recentemente, via email, a Escritora/Professora Mônica Pimentel, foi notificada que algumas Escolas do Sul, pretendem trabalhar o Projeto e o Livro em toda sua Rede Municipal, além de o livro ser usado em Tese de Pós-Graduação. Seguem a cópia do Email enviado pela Professora de Marialva/Paraná agradecendo nosso Município pelo apoio ao Projeto, bem como, fotos de diversas atividades realizadas por todo o território Brasileiro, com autorização de imagens das pessoas envolvidas. Ambos os livros podem ser baixados gratuitamente no Site da Secretaria de Educação ou no Google. Existe ainda um Projeto para a “Semana da Consciência Negra” baseado no livro “Maju Não Vai À festa” com atividades realizadas por todo o país.

Veja os lugares por onde os trabalhos de Mônica Pimentel já são reconhecidos.

Belo Horizonte - Minas Gerais

Santa Maria -  Distrito Federal

Osasco - São Paulo

Fazenda Córrego Grande

Espera Feliz - MG

Os Pequeninos Espera Feliz - MG

Espera Feliz CMEI -Os Pequeninos do Futuro

Brasília - Distrito Federal

Porto Velho - Rondônia

Serra Talhada -Pernambuco

Nova Iguaçu - Rio de Janeiro

CMEI Os Pequeninos - Espera Feliz - MG

Livros para baixar.

Maju não vai à Festa

A Lua de Eloá 

Sites Relacionados

Encontre - a

Copyright © Todos os Direitos  Reservados  - Secretaria Municipal de Educação de Espera Feliz - MG

Rua: Ernesto Grillo  - 103, Centro -  Espera Feliz - MG  CEP 36830-000   BRASIL

Criação e Diagramação: Geraldo Oliveira                 Contato: (32)  3746-1907/1651